16 abril 2007

Incêndios Florestais

Segundo notícia do Jornal de Notícias de hoje (16.04.2007) 68 autarquias do país, três meses e meio depois de terminarem os prazos, ainda não têm Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios aprovado (PMDFCI). O ministério equaciona diversas sanções a esses incumpridores. Quais os motivos para ainda o não terem feito? Laxismo, descoordenação dos serviços governamentais, descoordenação dos serviços municipais, ausência de necessidade?
São aventadas algumas respostas aqui >>> (notícia JN)

Salvaguarde-se, no entanto, que todos os municípios constituintes do Vale do Sousa (Castelo de Paiva, Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel) apresentaram os seus próprios planos em devido tempo. Sugerimos, no entanto, a todas estas seis autarquias, que disponibilizem esses PMDFCI nos seus sites institucionais.

De facto, como enunciado no portal do governo, "os planos municipais e intermunicipais de defesa da floresta contra incêndios têm um carácter executivo e de programação operacional, contendo as acções necessárias à defesa da floresta contra incêndios, incluindo, para além das acções de prevenção, a previsão e a programação integrada das intervenções das diferentes entidades envolvidas perante a eventual ocorrência de incêndios". (Listagem dos municípios cumpridores)

Será que estes planos se revelarão eficientes? Todos esperamos que sim!

Sem comentários: