10 abril 2007

Ecotopia 2007 Aljezur

Entre os dias 4 e 19 de Agosto (2007) vai-se realizar, em Aljezur, o Ecotopia. Este é um encontro/acampamento anual de activistas ambientais e/ou sociais que se realiza todos os anos, por toda a Europa, num país diferente, desde 1989. No ano passado foi na Eslováquia . É organizado pela EYFA (European Youth For Action). Cada ano tem um tema específico e este, em Aljezur, será dedicado às migrações.
Funciona num modelo de comunidade auto-sustentável, com uma estrutura horizontal (não hierárquica) e auto-organizada. Funciona, também, com um sistema de ecotaxas.
A organização deste Ecotopia 2007, em Portugal, é do GAIA (Grupo de Acção e Intervenção Ambiental), além da própria EYFA.

Do site: "O Ecotopia é um local de aprendizagem, partilha de experiências e difusão de informação sobre questões ambientais, sociais e políticas, entre outras. Entre 200 e 600 pessoas participam em cada edição do Ecotopia, para partilharem conhecimentos e discutirem sobre um amplo leque de assuntos, tais como: alterações climáticas, transportes e mobilidade, transgénicos, agricultura biológica, construção ecológica e infraestruturas sustentáveis, política e sistema económico global, estratégias para acções, experiências de campanhas, medias alternativos, migrações, racismo e xenofobia, questões culturais, influências sobre e das pessoas..."

Para mais informações: Ecotopia 2007

Sobre o conceito de Ecotopia: 1 | 2 | 3 | 4

Sem comentários: