01 junho 2004

Energias renováveis: Conferência Internacional

Começa hoje, na Alemanha, a Conferência Internacional para as Energias Renováveis, numa organização do governo alemão. Dois mil participantes, entre organizações governamentais, não-governamentais e empresas irão discutir até ao próximo dia 4 a política energética do futuro: o desenvolvimento e utilização de fontes energéticas renováveis.
O desejo do governo alemão espera que desta cimeira surja a "Declaração de Bona", um possível documento com objectivos políticos e recomendações respeitantes ao financiamento dessas energias.
Contudo a organização GermanWatch, deseja mais: espera que o êxito deste evento passe pela criação de um estrutura de controlo regular dos objectivos e medidas avisados e que não passe por ser mais uma declaração de intenções! (Fonte: JN »»»mais)

Já é altura!

(Para saber mais: energias renováveis)

1 comentário:

Manuel Azevedo disse...

Caros colegas,

como é do vosso conhecimento o desenvolvimento das energias renováveis, em particular a solar fotovoltaica, encontra-se em Portugal ainda numa fase inicial.
Pensamos que o desenvolvimento da energia fotovoltaica, como recurso de energia descentralizada tem um enorme potencial de crescimento devido à sua flexibilidade e adaptação a estruturas urbanas.

Todavia, pensamos (um grupo de pessoas ligados ao meio universitário do norte de Portugal) que o verdadeiro crescimento não vai ter origem em fundos estatais, mas sim de iniciativas privadas como acontece por exemplo na Alemanhã.

Neste momento o grupo de pessoas, está a desenvolver um projecto empresarial em colaboração com um grupo de empresas germanicas que visa a criar no início do próximo ano um Sociedade Anónima com um caracter popular.

Nós iremos colocar toda a informação brevemente num site de Internet dedicado ao projecto. Desde já podem encontrar no meu blog: electricasolar.blogspot.com comentários sobre tudo que tenha a ver com energia solar e também sobre o projecto.

manuel azevedo