18 maio 2007

Mas afinal … o que é o Veneno?

O dicionário responde à questão afirmando que: “Veneno consiste em qualquer tipo de substância tóxica, seja ela sólida, líquida ou gasosa, que possa produzir qualquer tipo de enfermidade, lesão, ou alterar as funções do organismo ao entrar em contacto com um ser vivo, por reacção química com as moléculas do organismo.”
Analisando esta complexa definição, constatamos que realmente a utilização do veneno deve ser criteriosa, consciente e doseada. O uso ilegal de venenos é uma prática frequente em todo o mundo e tem sido apontado como uma causa importante de extinções ou diminuições drásticas de populações de animais selvagens.
Mas será que quem utiliza venenos tem consciência dos perigos e dos acidentes que pode causar?
A resposta a esta questão é clara: Não!!!! Por esta razão existe O PROGRAMA ANTÍDOTO - PORTUGAL. Este programa foi criado para desempenhar um papel activo na luta contra os venenos.

Para mais informações visite o site www.antidoto-portugal.org. e participe activamente nesta luta!

3 comentários:

Miguel Martins disse...

O pior é quando as pessoas utilizam o veneno (ou seja metem) indiscriminadamente! Mas mesmo para esses existe antídoto! Estive a ver no site a ver se já havia alguma vacina ou antídoto recomendado mas não! Temos que por os cientistas deste país a trabalhar nisso! Havia de ser um sucesso...

Anónimo disse...

devia-se falar mais sobre esta questão. Muitas vezes os tais venenos são utilizados indescriminadamente, causando danos até na propria saude dos utilizadores.

Bom tema
Continuem

Ricardo Ferreira disse...

Quero desde já dar os parabéns a esta associação. Pelo que vi neste blog tem realizado um bom trabalho, que embora existam muitas dificuldades, precisa de ser mais difundido.
Continuação do bom trabalho.